segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Industria diminui quantidade de sódio de alimentos

Entre os anos de 2011 e 2012 a industria de alimentos reduziu mais de 1,2 mil toneladas de sódio retirados do pães de forma, bisnaguinhas e macarrões instantâneos, graças a um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Abia (Associação das Industrias da Alimentação).
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a redução é satisfatória para um primeiro ano de acordo. "Com apenas três tipos de alimentos, já conseguimos retirar mais de 1,2 mil toneladas de sódio das prateleiras. Esperamos chegar a 28 mil toneladas em 2020 e, com isso, reduzir as mortes por acidentes vasculares cerebrais em 15% e os óbitos por infarto em 10%."¹O Sódio está presente no sal de cozinha e é responsável por agravamento da hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, aumento de chances de doenças autoimunes, agravamento da osteoporose, afeta o paladar e acelera o envelhecimento.
O ideal é que seja consumido 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal, e o brasileiro ingere em média 10 g de sal por dia, o dobro do recomendado.
Entre os alimentos industrializados com mais sódio estão o macarrão instantâneo, temperos e caldos, sopas instantâneas, congelados, bolachas e conservas. O ideal é reduzir ao máximo alimentos industrializados da sua dieta, e investir em alimentos mais naturais que são muito mais saborosos e contém quantidades pequenas de sódio.








¹http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/08/12/industria-de-alimentos-retira-12-mil-toneladas-de-sodio-de-produtos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário