Como é bom uma salada pra acompanhar as refeições né. Mas é preciso saber como higienizar os legumes, as verduras e as frutas antes de consumi-las, pois vários estudos demonstram que pode ser encontrado vários tipos de microorganimos nesses alimentos.
Legumes e frutas devem ser lavados inteiros em água corrente. Os que apresentam casca mais rugosa e resistente podem ser esfregados com uma escovinha. As folhas devem ser lavadas uma a uma, dos dois lados, em água corrente. Se consumidas cruas, coloque-as em uma solução clorada por 15 minutos. Enxague e corte-as com faca inoxidável. Utilize-as logo apos o preparo.
Para cozinhar verduras, refogue-as de preferência sem adição de água, para evitar a perda de vitaminas e minerais. ao utilizar legumes, corte a casca bem fina, pois a concentração de nutrientes se encontra próxima à casca.
Legumes conservam melhor seus nutrientes se a casca for mantida durante a cocção. Cozinhe somente o suficiente para que fiquem macios.
Hortaliças, como repolho, couve-flor e brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidas em panela destampada.
Sempre que possível, utilize a água da cocção no preparo de arroz, sopa, molho ou outros pratos.
Evite o uso de bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas para cozinhar os legumes. Essas substâncias reagem com os nutrientes, inibindo sua ação.
Sucos e saladas de frutas devem ser consumidos logo após o preparo, para não perder suas vitaminas.
Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário