quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mais alimentos funcionais

Já fiz um post AQUI explicando sobre alimentos funcionais, e agora vou colocar mais alguns exemplos:

Chá verde
Também conhecido como chá chinês, possui uma substância chamada catequina, que provavelmente inibe o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama.






Uvas e vinho
A casca de uva (e por isso o vinho) contém compostos fenílicos, resveratrol e quercetina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose e previnem também o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Mas cuidado! O consumo de vinho acima de um cálice por dia torna-se prejudicial à saúde. O álcool é um dos fatores desencadeantes de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama, além de prejudicar a digestão e a função de fígado, se consumido em excesso.



Cereais
Principalmente os integrais (que não passam por refinamento) são ricos em fibras, carotenóides, tocoferóis, selênio e fenóis. Graças a esses componentes, os cereais têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir o risco de se desenvolver câncer nos órgãos do sistema digestivo, principalmente de estômago, cólon e reto.



Verduras e folhas em geral, sementes, cascas e talos de hortaliças
São ricos em fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino grosso e reduzem a incidência de câncer de pâncreas, cólon, reto, mama e útero.

Leite e derivados
Possuem cálcio, que previne a osteoporose e o câncer de cólon. Leite fermentados e alguns tipos de queijo possuem também probióticos , que agem sobre a flora bacteriana do intestino, dificultando a fixação de bactérias prejudiciais à saúde e melhorando o aproveitamento de determinados nutrientes. OS probióticos também previnem o câncer e controlam os níveis de colesterol no sangue.




Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hábitos alimentares para garantir uma boa saúde

Para planejar uma alimentação equilibrada, devemos selecionar criteriosamente os alimentos e adotar cuidados básicos de higiene, para que ela seja saudável e segura. O último passo para fazer da alimentação uma verdadeira aliada da saúde é a adoção de algumas práticas como as descritas abaixo:

  • Coma na hora certa
As mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim, o organismo funcionará melhor.
  • Não tenha pressa
Para que o sabor seja apropriado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são melhor aproveitados.
  • Coma o suficiente
Alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal-estar (ou seja, não coma até encher). Quem come o suficiente sente-se melhor e mantém o peso normal.
  • Evite preocupação enquanto come
Perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.

  • Beba líquido na medida e na hora certas
Todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso é importante ingerir de oito a dez copos de água por dia. Mas, durante as refeições, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.


  • Faça uma dieta equilibrada
Programe uma dieta com alimentos dos três grupos - construtor, regulador e energético - para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.


  • Evite frituras e alimentos gordurosos
Assim que você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além de facilitar a digestão. O estômago, o fígado e o coração agradecem.
  • Não belisque entre as refeições
Além de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.
  • Monte o prato com alimentos de cores diferentes
Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.
  • Facilite a digestão
Movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranquila, ajudam a digestão.





Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

terça-feira, 16 de abril de 2013

Alimentos Funcionais: o que são?

Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer nutrientes, têm a capacidade de atuar sobra a saúde das pessoas, prevenindo doenças. é possível prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, em geral, consumindo alimentos funcionais diariamente.
Segue abaixo abaixo a descrição de alguns desses alimentos:

Soja
É um potente inibidor de doenças, por possuir várias substâncias com ação preventiva. Uma dessas substâncias é o fitoesterol, que previne a osteoporose e o câncer de mama, de próstata e de cólon. Os fitoesteréis amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol. Outra substância é o inibidor de protease, que retarda o desenvolvimento do câncer de cólon, boca, pulmão, fígado, pâncreas e esôfago.

Tomate
Possui uma substância com alto poder antioxidante, o licopeno, que previne, comprovadamente, o câncer da próstata e parece prevenir também o câncer de pâncreas, intestino grosso, reto, esôfago, cavidade oral, mama e colo de útero.





Repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolis
São vegetais que possuem substâncias chamadas glicosinolatos e estimulam a função de desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação de agentes formadores de câncer. Esses vegetais previnem o câncer de bexiga e de mama e inibem o crescimento de tumores em geral.




Alho
A aliina, que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago e fígado, e tende a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. A alicina atua como bloqueadora da ação de nitrosaminas e da aflatoxina, que são potentes causadores de câncer. possui também, componentes sulfúricos, que estimulam a atividade imunológico do organismo, protegendo-o contra doenças infecciosas.


Frutas cítricas
Frutas como laranja, limão, mexerica e lima possuem terpenos e limonóides, que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação de câncer. Outro efeito produzido por essas substâncias é a redução da taxa de colesterol do sangue. Essas frutas também possuem vitamina C, que é antioxidante.



Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Higienização de hortaliças e frutas


Como é bom uma salada pra acompanhar as refeições né. Mas é preciso saber como higienizar os legumes, as verduras e as frutas antes de consumi-las, pois vários estudos demonstram que pode ser encontrado vários tipos de microorganimos nesses alimentos.
Legumes e frutas devem ser lavados inteiros em água corrente. Os que apresentam casca mais rugosa e resistente podem ser esfregados com uma escovinha. As folhas devem ser lavadas uma a uma, dos dois lados, em água corrente. Se consumidas cruas, coloque-as em uma solução clorada por 15 minutos. Enxague e corte-as com faca inoxidável. Utilize-as logo apos o preparo. 

Para cozinhar verduras, refogue-as de preferência sem adição de água, para evitar a perda de vitaminas e minerais. ao utilizar legumes, corte a casca bem fina, pois a concentração de nutrientes se encontra próxima à casca.

Legumes conservam melhor seus nutrientes se a casca for mantida durante a cocção. Cozinhe somente o suficiente para que fiquem macios.
Hortaliças, como repolho, couve-flor e brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidas em panela destampada.
Sempre que possível, utilize a água da cocção no preparo de arroz, sopa, molho ou outros pratos.
Evite o uso de bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas para cozinhar os legumes. Essas substâncias reagem com os nutrientes, inibindo sua ação.
Sucos e saladas de frutas devem ser consumidos logo após o preparo, para não perder suas vitaminas.





Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exposição de corpos humanos reais- Super Interessante

A partir do dia 12 de abril, próxima sexta-feira, haverá um exposição bem interessante de corpos humanos de verdade aqui em Goiânia. A mostra, instalada no Goiânia Shopping, "Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano" permite conhecer tridimensionalmente a espécie humana, que demonstra claramente toda a fisiologia dos sistemas. A exposição contará com 9 corpos e vários órgãos e também alguns animais. A técnica usada para a conservação dos corpos se chama plastinação. Através do método criado por um médico alemão e realizado desde 1970, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo - que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar
um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Apenas recentemente (2007) o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.
Vale super a pena investir, saber como funciona ao vivo e a cores, principalmente para quem gosta da área de biológicas né. 



Para mais informações: (62) 3932.3412 e www.humanbodies.com.br e Facebook

Cuidados no preparo de alimentos


Os gêneros alimentícios podem causar doenças ao homem pela contaminação dos alimentos e da água por microorganismos e substâncias químicas. Alguns tipos de microorganismos causam doenças ao homem, sendo as bactérias as maiores causadoras dessas doenças. Elas adoram umidade, lixo e temperatura ambiente de 20 a 45ºC. Em geral, detestam temperaturas inferiores a 10ºC (geladeira/freezer) ou superiores a 65ºC (cozimento dos alimentos). Em condições favoráveis, multiplicam-se rapidamente. Para tanto, as bactérias precisam de comida, água, temperatura adequada e tempo.
É preciso cuidados de higiene para eliminar e/ou reduzir os microorganismos em níveis seguros, evitando que eles causem doenças a quem consumir os alimentos. 
Olhem as dicas:
  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos e antes refeições;
  • Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, limpa e tratadas;
  • Cozinhe bem os alimentos, ferva o leite antes de consumir;
  • Não consuma ovos crus nem alimentos que levem ovo cru em sua preparação, como maionese caseira, gemada, mousse, glacês, ovo pochê;
  • Não utilize ovos com a casca rachada;
  • Não deixe alimentos prontos em temperatura ambiente por mais de 30 minutos;
  • Quando comprar os alimentos, coloque por último no carrinho de compras as carnes, peixes, queijos, iogurtes e outros alimentos perecíveis que necessitam de refrigeração;
  • Os produtos que precisam de refrigeração não podem ficar mais de 30 minutos em temperatura ambiente;
  • Nunca utilize produtos vencidos;
  • Reaqueça bem os alimentos cozidos;
  • Evite o contato entre alimentos crus e cozidos;
  • Não deixe o lixo exposto ou aberto na área de preparação dos alimentos;
  • Limpe  a caixa d'água de sua residência de 6 em 6 meses;
  • Utilize somente água tratada ou fervida.





Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

terça-feira, 9 de abril de 2013

Elaboração de um cardápio equilibrado

Existe um programa super legal do SESI que se chama "Programa SESI Cozinha Brasil", que ensina de uma forma bem prática de como ter uma boa alimentação e o principal foco é o máximo aproveitamento do alimento sem desperdício, com custo baixo e com muito sabor.
No livro "Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas" tem várias coisas legais (vou postar muitas coisas de lá aqui no blog), várias dicas e uma delas é sobre a elaboração de um cardápio saudável:

Para planejar uma alimentação equilibrada, é necessário compor o cardápio da dia com todos os nutrientes de que o organismo necessita. Tanto o excesso quanto a falta de algum nutriente pode ocasionar problemas de saúde. 
Ao planejar a refeição, use a criatividade para preparar pratos, evitando a monotonia. Aproveite os alimentos integralmente, inclusive os talos, as folhas e as cascas. 
Compre verduras, legumes e frutas da época. Assim você economiza e garante a qualidade dos alimentos. Uma alimentação balanceada deve fornecer as substâncias nutritivas essenciais à saúde. Ela deve incluir proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água (Entenda o que é cada um deles Aqui)
Devemos consumir todos os tipos de alimentos em quantidades adequadas para que sejam fornecidos todos os tipos de nutrientes de que o corpo precisa.



Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

Grupos alimentares

Os alimentos são divididos em 3 grupos, cada qual com sua importância. A ingestão de fontes dos grupos alimentares na quantidade certa é fundamental para uma alimentação saudável.
Alimentos construtores
Fornecem proteínas ao corpo. Proteínas são componentes indispensáveis a toda célula viva. Têm função construtora e vão formar e manter os músculos, os ossos, o sangue, os órgãos  a pele e o cérebro, construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistência do organismo às doenças.
Fontes: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja).
Alimentos energéticos
 Fornecem carboidratos e lipídeos ao corpo.

Carboidratos- Com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentos com essa função são assim chamados porque funcionam em nosso organismo como verdadeiros combustíveis.
Fontes: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raízes, açucares, doces.





Lipídeos- Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), protegendo os órgãos e o organismo contra a perda excessiva de calor.
Fontes: óleos e gorduras.


Alimentos reguladores
Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

Vitaminas-  São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem sintetizadas pelo organismo e sua ausência ou absorção inadequada provocam doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltas na alimentação.
Fontes: frutas, verduras e legumes.

Minerais- São encontrados no corpo e nos alimentos. São partes integrantes de hormônios, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em frandes quantidades diárias. Ferro, flúor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores.
Fontes: frutas, verduras e legumes.

Fibras- Constituem o material da parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura que dão forma e textura: cascas, películas, sementes etc. Não são digeridas ou absorvidas pelo organismo. Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tornando-a mais fácil e completa. Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino, facilitando, assim, o seu funcionamento. Com poucas fibras, o intestino trabalha com dificuldade. Recomendação de fibras para um adulto: 25 a 35 g/dia.


Água- É o principal componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo toral. com o oxigênio, ela é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções construtora e reguladora.






Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Atividade Física

Para obtermos uma vida saudável além de uma alimentação adequada é muito importante a inclusão da prática da atividade física em nossa rotina, pois contribui para uma série de fatores benéficos para nosso organismo como o bem-estar, melhora de circulação,  redução dos níveis de ansiedade, stress, sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, aumenta expectativa de vida maior e melhor qualidade de vida.
Veja alguma dicas:
  1. Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física procure um professor de educação física e um médico;
  2. Faça caminhadas de pelo menos 30 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana;
  3. Troque o elevador pelas escadas;
  4. Ande de bicicleta;
  5. Corra, faça aulas de dança;

Que tal hoje mesmo começar uma atividade física e tornar sua vida mais ativa!!! Vamos nos mexer....





DIGA NÃO AO SEDENTARISMO!!!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Porque não tomar refrigerante

Uma pesquisa feita pelo  Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett da Faculdade de Educação Física Mestrado da Nutrição da UFMT mostra "O que acontece quando você acaba de beber uma lata de refrigerante"

• Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto. 
• 20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular). 
• 40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras. 
• 45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína...)
• 50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas da osteoporose.
• 60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. .
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Aqui abaixo coloquei um vídeo bem curtinho e bem humorado falando sobre a quantidade de açúcar que um refrigerante tem. Vale a pena dar uma olhadinha :D



Pense nisso antes de beber refrigerantes!!!!

Frutas

Além de serem super gostosas e suculentas, as frutas fornecem quantidade útil de potássio, vitamina C, carotenoides e folato. As pessoas não podem viver por muito tempo apenas com a ingestão de frutas, a menos que a dieta inclua frutos oleaginosos. As frutas apresentam teor inadequado de proteína, sódio, cálcio, ferro e zinco.
Entretanto nutricionistas veem com bons olhos a inclusão das frutas nas dietas mistas e encorajam o consumo de muitas frutas por dia porque as frutas apresentam baixo teor de energia, gordura e sódio e contribuem de forma valiosa para a ingestão de vitamina C, carotenoides  folato e fibras. Inúmeros estudos epidemiológicos revelaram que as pessoas que consomem quantidades acima da média de frutas e vegetais apresentam taxas abaixo da média de cardiopatia e câncer. (MANN & TRUSWELL, 2011). Inclua na sua dieta pelo menos 4 porções de frutas por dia.
Comprar frutas da época é melhor para o bolso e para a saúde, pois além de serem mais saborosos,  contém um teor maior de nutrientes. Neste site aqui encontrei essa tabela abaixo que fala da época certa de cada fruta, fiquem de olho para comprar a fruta certa.




Referências
MANN, J.; TRUSWELL, A.S.; Nutrição Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Medida certa

Um dos modos de se manter uma boa saúde é mantendo o peso adequado, pois o acúmulo de gordura no organismo causa obesidade que é uma doença e traz vários outros tipos de doenças e consequências. Mas como saber se está no peso ideal ou acima do peso?
Um dos métodos mais utilizados é o Índice de Massa corporal ou simplesmente IMC, um cáculo que fornece uma aproximação razoável da adiposidade. O IMC é obtido dividindo-se o peso em quilogramas do paciente pela altura em metros quadrados (kg/m²):    

E de acordo com o resultado, você classifica na tabela:

                                

Aqui no blog no lado direito você calcula o seu IMC facilmente :) Calcule agora!!!!
Em crianças ou nos idosos, ou naqueles com condicionamento físico e musculatura excelentes, as definições do IMC antes mencionadas não são úteis como avaliação para obesidade.

Outro método muito utilizado para se verificar as medidas adequadas, é a circunferência abdominal, que não pode ultrapassar 80 cm para mulheres e 94 cm para homens. Deve ser medida na parte mais estreita da cintura.
Medidas e pesos certos não é apenas uma questão de estética, mas sim de saúde. Pesquisas demonstram que pessoas obesas ou gordura acumulada na região abdominal aumenta o risco de doenças crônicas como diabetes, dislipidemias e problemas cardíacos.
Mas não pense que só porque você é magrinho (a) está livre de comer o que bem entender hein rs’  Não levem em consideração somente estes números. Manter o peso adequado é apenas o começo de uma vida mais saudável. É importante procurar um médico ou nutricionista para solicitar exames que medem a taxa do colesterol em seu organismo.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Alimentação saudável: como começar. . .

Para quem passou a vida toda se alimentando mal, e quer mudar para uma alimentação saudável é uma questão de transformação rsrs' Mas é uma transformação lenta, que costumamos chamar de reeducação alimentar, que vai acontecendo aos pouquinhos com mudanças de hábitos saudáveis que favorecerão nossa saúde. Não é fácil mudar hábitos de uma vida inteira com um passe de mágica, porém deve-se ter disciplina e força de vontade. Então está ai 5 orientações para serem seguidas:

  1. Faça pelo menos 5 a 6 refeições por dia, sendo 2 refeições principais (almoço e jantar) e no intervalo dessas refeições faça os lanches, para que nunca sinta fome, e para isso o ideal é que não fique mais do que 3 horas sem se alimentar;
  2. Beba água, o ideal é a ingestão de 1 ℓ 1/2 a 2 litros de água por dia, pois a água é um importante componente do nosso organismo (nos adultos a água representa de 50 a 70% de água). E evite ingerir líquidos durante as refeições para não dificultar na digestão, o ideal é ingerir água 30 min antes e/ou 30 min depois das refeições;
  3. Coma frutas e verduras, pelo menos 4 porções de frutas ou verduras por dia, pois são ricos em vitaminas e minerais que nosso corpo necessita. Procure as frutas e verduras da época, que são mais saborosos e mais ricos em nutrientes;
  4. Evite alimentos embutidos, como salsichas, presunto, mortadela, pois são altamente ricos em sódio e conservantes que não fazem bem nenhum a nossa saúde;
  5. Utilize condimentos naturais para temperar seus alimentos, como o coentro, salsa, alho, cebola, manjericão, e evite os molhos industrializados e temperos prontos, pois contém muito sódio.
Siga as dicas estabelecendo metas, e com disciplina e determinação, você terá uma vida mais saudável!!!

Afinal, o que é nutrição?!?

A ciência da nutrição humana lida com todos os efeitos sobre os seres humanos da ingestão de qualquer componente da alimentação. Desde os processos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na nutrição -  o modo como as substâncias encontradas nos alimentos fornecem energia ou são convertidas em tecidos corporais até as doenças resultantes da carência ou do excesso de ingestão dos nutrientes essenciais (MANN & TRUSWELL, 2011).
Ou seja, a nutrição estuda desde a hora que o alimento entra no organismo, o que acontece com o alimento dentro do organismo e como o 'resto' é eliminado. E para termos um melhor aproveitamento do que ingerimos, devemos comer aquilo que nos faz bem, na hora certa e do jeito certo. E é exatamente isso que a nutrição faz, te fala o que se pode e o que não se pode fazer na sua alimentação para manter ou atingir uma saúde ideal. E para isso todos devem procurar um profissional de saúde especializado na área, e um deles é o nutricionista, que faz um plano alimentar exclusivo para cada pessoa respeitando suas individualidades.





Referências
MANN, J.; TRUSWELL, A.S.; Nutrição Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
.

Doce Nutrição

Que tal começar o 1º post do blog falando sobre como a nutrição está presente em nossas vidas...
Nutrição é muito mais do que as temidas dietas e regimes, nutrição está conosco em todos os momentos da nossa vida, e podemos nos dar bem com a nutrição aproveitando o melhor dela, fazendo com que se torne doce e agradável, sem nenhum sacrifício ou medo.
Há quem ame seguir novas receitas de como ter uma  alimentação saudável e está sempre em busca de novidades, e busca sempre uma nova forma de estar em dias com a saúde (e isso é ótimo né, rs), mas devem tomar cuidado com as fontes de onde se retira tais informações.
E também há quem diga que esse 'negócio' de alimentação saudável é pura frescura rsrs, mas neste blog veremos que isso não é verdade, e que uma boa qualidade de vida depende sim de uma boa alimentação.
A nutrição está conosco sempre, afinal, quem é que não come? Não conheço ninguém hehe'
Nutrição está conosco desde o momento em que somos apenas um bebezinho dentro da barriga de nossas mães, quando todo alimento que a mamãe ingere está sendo absorvido pelo bebê.
Comer é bom demais, e porque não fazermos isso de forma correta e gostosa?? E é esse o objetivo do blog, fazer com que uma boa nutrição não seja chata e sim muito doce para nossas vidas.