Os alimentos são divididos em 3 grupos, cada qual com sua importância. A ingestão de fontes dos grupos alimentares na quantidade certa é fundamental para uma alimentação saudável.
Alimentos construtores
Fornecem proteínas ao corpo. Proteínas são componentes indispensáveis a toda célula viva. Têm função construtora e vão formar e manter os músculos, os ossos, o sangue, os órgãos a pele e o cérebro, construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistência do organismo às doenças.
Fontes: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja).
Alimentos energéticos
Fornecem carboidratos e lipídeos ao corpo.
Carboidratos- Com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentos com essa função são assim chamados porque funcionam em nosso organismo como verdadeiros combustíveis.
Fontes: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raízes, açucares, doces.
Lipídeos- Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), protegendo os órgãos e o organismo contra a perda excessiva de calor.
Fontes: óleos e gorduras.
Alimentos reguladores
Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.
Vitaminas- São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem sintetizadas pelo organismo e sua ausência ou absorção inadequada provocam doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltas na alimentação.
Fontes: frutas, verduras e legumes.
Minerais- São encontrados no corpo e nos alimentos. São partes integrantes de hormônios, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em frandes quantidades diárias. Ferro, flúor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores.
Fontes: frutas, verduras e legumes.
Fibras- Constituem o material da parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura que dão forma e textura: cascas, películas, sementes etc. Não são digeridas ou absorvidas pelo organismo. Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tornando-a mais fácil e completa. Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino, facilitando, assim, o seu funcionamento. Com poucas fibras, o intestino trabalha com dificuldade. Recomendação de fibras para um adulto: 25 a 35 g/dia.
Referências
Sesi CozinhaBrasil; Alimente-se bem: 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasilia: SESI/DN, 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário